12.1.09

Vocabulário - 1 ano e 3 meses

Juntando tudo o que a Laurinha fala até agora - e o que me lembrei... aí vai seu vocabulário atual:

- mãããe - eu
- papaiiiiii - o pai
- mê - a mel (nossa cadela)
- tete - mamadeira
- pepe - chupeta
- boi - ela usa pra chamar animais grandes/gordos (tipo elefante, vaca e.. boi! rs)
- auau - cachorro
- miau - gato
- oiiiiiiiii - quando quer chamar a atenção, seja de quem for (em casa ou na rua)
- alo - quando o telefone toca ou quando damos o aparelho pra ela
- tê - televisão
- aga - água
- vrummm - carros em geral
- bobô - é meu pai
- bô - é meu sogro
- iaiá - é minha mãe
- bobó - é minha sogra
- tio - meu irmão e meu cunhado
- tia - minha cunhada
- lua - a lua
- nenê - a boneca dela
- neimmmmm - qualquer criança que ela achar é neimmmm
- dá - quando quer que dêem algo pra ela
- não - essa ela aprendeu rapidinho
- ti - sim
- pé - pé
- dodóiiiii - machucado
- caco - saco! (isso mesmo, do tipo "que saco!", normalmente vem acompanhado de um enorme bico e os braços cruzados no peito...)
- gadu - obrigado
- nana - dormir
- mimi - travesseiro
- óiaaaaa ou iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii - quando quer mostrar algo que fez de errado
- buna - a prima Bruna
- luuuuu - o primo Lucas
- apáááá - o japonês da vendinha que fica perto da casa da minha sogra.. rs
- toca - beijo, bitoca...
- hummmmm - quando vê alguma comida que gosta muito ela solta um "hummmm" pra mostrar que quer.. ou quando já está saboreando a mesma
- toso - gostoso (normalmente ela solta essa comendo Danoninho)
- acha - bolacha
- cocô - ela faz e vem avisar... detalhe: chacoalhando a mão na frente do nariz e fazendo aquele som de fedido.. brurrrrr...
- tá - quando a gente pergunta "tá bom?!" e ela concorda
- lalua - o nome dela.. rs
- teti - quente
- gol - bola
- para - pára, de parar... rs
- saiiiii - de sair... Tanto pára quanto saí ela grita quando meu marido quase mata ela de tanto fazer cócegas...
- Bô! - acabou... comida, programa de tv, alguém foi embora... serve pra várias coisas...
- Taaaauuuu - fala de boca cheia.. e é tchau!
- Biiiiiiiii - apotando o volante do carro.. quer buzinar...
- danda - quando quer o chão.. sair do colo
- tic - a máquina fotográfica dela
- pato - sapato
- pô - põe (ela fala quando pede pra calçar um sapato ou algo no cabelo - tiaras, enfeites.. estas coisas)
- isci - peixe
- meeeeeeeeeee - meu, quando toma algo da nossa mão
- iga - barriga
- cadê - onde está?
- taíííííí - quando você pergunta onde está alguma coisa pra ela.. ela responde "taíííí"
- xiiiiiiiiii - silêncio
- xôôôô - achouuuu!
- papá - comida em geral
- aiaiai.. aiai! - normalmente fala andando, quando repreendemos ela, tipo assim, lastimando que tomou bronca
- ruaaaaaauuuuuu - imita a onça, com gesto inclusive.. é cômico!
- xigô - quando ouve barulho do portão automático da casa da minha mãe (geralmente é meu irmão chegando...)
- pipiu - passarinho
- titi - a gente pergunta "tem xixi Laura?" e ela se agarra na fralda e diz "titi", sinalizando positivo com a cabeça... rs
- cóóóóóóó - quando falamos "não corre!!!!".. ela corre e grita "cóóóóó"
- pagaio - papagaio, e morre de rir quando fala.. vai entender.. rs
- fffffffoooo - fofoca (fofocamos no ouvido dela e mandamos ela contar pra alguém... ela fala "fffffooooo" e corre pra sussurrar o "laurês" na orelha da vítima)
- dóóóóóó - pra dizer que algo dói ou incomoda (tipo, pentear o cabelo).

Se me lembrar de mais alguma, atualizo o post!

Até!

0 recadinhos!: